segunda-feira, 10 de outubro de 2011




Todos sabem ou pelo menos já ouviram falar sobre essa tal Musculação, ela é considerada um esporte, porém, mais que isso, se tornou um instrumento para que as pessoas adquiram aqueles tão sonhados corpos esculturais e bonitos como veem na televisão e na mídia. Mas o que realmente é esse esporte chamado musculação e quais são os seus riscos e benefícios?

Quando se pensa em alguma atividade física capaz de melhorar a sua qualidade de vida e também a estética do seu corpo, a primeira coisa que as pessoas pensam e vem à mente é com certeza a musculação. Todos procuram uma boa academia para melhorar o porte físico e o condicionamento, obviamente por praticar a musculação. Quando as cargas ficam adequadas junto com as intensidades, os exercícios coordenados para cada tipo de pessoa, tendo como base o peso, a idade, o sexo e se a pessoa já praticou exercícios físicos antes, quase não há restrições para a prática desse esporte tão praticado entre os brasileiros.

Para quem não sabe, a musculação nada mais é do que uma atividade anaeróbica, ou seja, não são necessárias muitas horas de prática, é uma atividade de alta intensidade sim, mas com uma pequena duração. No máximo duas horas de treino por dia, são mais do que suficientes. As pessoas que procuram uma academia, geralmente para fazer musculação, já tem aquele objetivo em mente, que é o de ganhar massa muscular e principalmente esculpir e delinear o corpo e com isso reduzir aquela gordura corporal indesejada podendo perder ou ganhar peso. O importante é saber que para cada objetivo pessoal um tipo de treino deve ser feito, por isso a presença do personal trainer para auxiliar é fundamental, não adianta chegar à academia e ir fazendo exercícios por conta própria, pois isso pode prejudicar e causar sérios danos à saúde. Um importante tópico é também a alimentação, que deve seguir junto com o treinamento, como uma dieta.

Para fornecer energia na hora dos treinos, a ingestão de nutrientes pelo corpo é extremamente essencial, eles ajudam também para aumentar a sua massa muscular e na manutenção do seu sistema imunológico, como também para definir o corpo e reduzir a gordura localizada. Às vezes os praticantes da musculação tomam também os suplementos alimentares, quando os alimentos não são capazes de fornecer todos os nutrientes necessários, os suplementos suprem essas necessidades.

Além de definir o corpo, a musculação também trás benefícios, confira alguns.
- A musculação melhora toda a parte estética. Diminui o seu percentual de gordura e enquanto a gordura corporal vai diminuindo em sua quantidade, a massa muscular começa a sofrer aumento. Por isso a musculação é uma boa prática tanto para quem quer emagrecer, quanto para quem quer ganhar um pouco de peso, e trás resultados.
- Com o aumento da massa muscular e do peso, a força corporal também aumenta. Consequentemente, os músculos começam a se tornar mais visíveis, esculpindo e definindo cada vez mais o corpo.
- A musculação torna o corpo mais saudável e também o coração, pois o treina para os esforços mais intensos. A pessoa fortalece os músculos e a frequência do coração juntamente com a pressão arterial sobem bem menos com o esforço.
- Além de tornar o coração mais saudável, melhora também à flexibilidade natural do corpo e a postura.
- Melhoram também a atenção, a memória, a concentração e a aprendizagem, todos os aspectos cognitivos.
- Trás também uma melhora da autoestima, com o corpo mais satisfatório.
- Diminui os riscos de infecções, pois aumenta a resistência do sistema imunológico.
- Um dos pontos mais positivos é que a musculação pode ser praticada também junto com outros esportes, para fortalecer os músculos, ajudar na preparação do corpo e no treinamento para muitas outras modalidades, por isso, vários atletas das mais diversas áreas de esportes praticam também a musculação.

Toso nós sabemos que existem “n” maneiras para se ter um corpo bonito
e saudavel, não é verdade? Mas nem sempre nós caimos no golpe da famosa “bomba” que
ao te dar músculos pode levar sua saúde embora e também lhe dar impotência sexual.
A regra para se ter um corpo bonito e sarado, é praticar exercícios físicos, ter uma alimentação
balanceada. e o acompanhamento de um profissional, sem contar que deve recorrer ao médico
para conhecer seus limites.

Sendo assim é só procurar uma boa academia, com instrutores especializados para começar
a trabalhar o corpo.
O sucesso não é imediato como os anobolizantes, mas sua saúde é preservada sem riscos nenhum.

Ter aquele braço grande é o sonho de muita gente, mas não caia nessa de crescer de qualquer
maneira só para impressionar alguém, faça sua musculação de forma saúdavel e fique de
bem com seu próprio corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário